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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SANTOS, Juliano Vilmar dos; SOUZA, Osmar de; HEINZLE, Marcia Regina Selpa  e  KATH, Rosane Cristina Torres. O status de bem público e democrático nas avaliações nacionais. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.138-149.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.26743.

Este artigo é resultado de uma elaboração teórico-crítica e tem o objetivo de analisar os dois principais instrumentos de avaliação da educação brasileira: o Sistema de Avaliação da Educação Básica e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior no tocante a princípios que privilegiem a participação democrática e com status de bem público. Como resultado depreende-se que, embora se busque a participação de diferentes atores da instituição no intuito de melhorias para o estabelecimento educacional, ainda é forte a presença de conceitos mercadológicos nas avaliações institucionais que silenciam e não retratam a qualidade da educação ofertada pela instituição.

Palavras-chave : Avaliação em larga escala; Participação democrática; Saeb; Sinaes.

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