SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1The status of public and democratic good in national assessments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

MOURA, Eliana Perez Gonçalves de  and  ZUCCHETTI, Dinora Tereza. A dimensão educativa da educação não escolar: tem sentido este debate?. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.150-158.  Epub June 10, 2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.27950.

Este artigo trata de uma discussão teórica que aborda a dimensão educativa de práticas de educação não escolar, especialmente aquelas desenvolvidas em programas e projetos socioeducativos. Partindo do reconhecimento que tais práticas têm sua dimensão pedagógica e seus modos de saber fazer relativamente conhecidos, envida esforços no sentido de teorizar sobre o campo, admitindo, a priori, a existência de uma dimensão especificamente educativa da educação não escolar, tomando como referência as postulações teóricas de Boavida e Amado (2006). O texto encerra apresentando argumentos cuja elaboração original pretende trazer novos elementos ao debate no âmbito das teorias educacionais, contribuindo para o avanço do conhecimento científico.

Keywords : Educação; Educação não escolar; Socioeducativos; Dimensão educativa; Dimensão pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )