Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação
versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
MOURA, Eliana Perez Gonçalves de e ZUCCHETTI, Dinora Tereza. A dimensão educativa da educação não escolar: tem sentido este debate?. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.150-158. Epub 10-Jun-2019. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.27950.
Este artigo trata de uma discussão teórica que aborda a dimensão educativa de práticas de educação não escolar, especialmente aquelas desenvolvidas em programas e projetos socioeducativos. Partindo do reconhecimento que tais práticas têm sua dimensão pedagógica e seus modos de saber fazer relativamente conhecidos, envida esforços no sentido de teorizar sobre o campo, admitindo, a priori, a existência de uma dimensão especificamente educativa da educação não escolar, tomando como referência as postulações teóricas de Boavida e Amado (2006). O texto encerra apresentando argumentos cuja elaboração original pretende trazer novos elementos ao debate no âmbito das teorias educacionais, contribuindo para o avanço do conhecimento científico.
Palavras-chave : Educação; Educação não escolar; Socioeducativos; Dimensão educativa; Dimensão pedagógica.