SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1O status de bem público e democrático nas avaliações nacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MOURA, Eliana Perez Gonçalves de  e  ZUCCHETTI, Dinora Tereza. A dimensão educativa da educação não escolar: tem sentido este debate?. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.150-158.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.27950.

Este artigo trata de uma discussão teórica que aborda a dimensão educativa de práticas de educação não escolar, especialmente aquelas desenvolvidas em programas e projetos socioeducativos. Partindo do reconhecimento que tais práticas têm sua dimensão pedagógica e seus modos de saber fazer relativamente conhecidos, envida esforços no sentido de teorizar sobre o campo, admitindo, a priori, a existência de uma dimensão especificamente educativa da educação não escolar, tomando como referência as postulações teóricas de Boavida e Amado (2006). O texto encerra apresentando argumentos cuja elaboração original pretende trazer novos elementos ao debate no âmbito das teorias educacionais, contribuindo para o avanço do conhecimento científico.

Palavras-chave : Educação; Educação não escolar; Socioeducativos; Dimensão educativa; Dimensão pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )