SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2L’enseignement mathématique dans les écoles normales primaires françaises, 1830-1848: enjeux sociaux et culturels de la formation des maîtres d’écoleFormación de profesores y programas de materiales de enseñanza en los institutos de educación normales: un análisis de la Escuela Primaria de Bahía (1836-1960) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MATOS, José Manuel; RODRIGUES, Alexandra  y  CANDEIAS, Rui. A formação profissional em escolas primárias e em escolas normais primárias portuguesas (1844-1926). Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.2, pp.178-188.  Epub 21-Ene-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33830.

Desde a reforma de 1844 que o ensino primário português passou a prever, após um 1º grau de formação genérica centrada na trilogia ler, escrever e contar, um 2º grau, e, entre 1911 e 1926, um 3º grau, designado por superior, com cursos práticos especiais para o ensino agrícola, industrial, comercial ou marítimo, de acordo com a localização das escolas, e que se reconhece também como um embrião de formação. Este artigo pretende pois estudar os modos como as escolas normais primárias abordaram a formação de professores nestas áreas no período 1844-1926 e, em particular, saber como o ensino da matemática nessas escolas se adaptou a essa finalidade.

Palabras clave : História do ensino da matemática; Ensino profissional; Ensino primário; Escolas normais; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )