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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MATOS, José Manuel; RODRIGUES, Alexandra  e  CANDEIAS, Rui. A formação profissional em escolas primárias e em escolas normais primárias portuguesas (1844-1926). Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.2, pp.178-188.  Epub 21-Jan-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33830.

Desde a reforma de 1844 que o ensino primário português passou a prever, após um 1º grau de formação genérica centrada na trilogia ler, escrever e contar, um 2º grau, e, entre 1911 e 1926, um 3º grau, designado por superior, com cursos práticos especiais para o ensino agrícola, industrial, comercial ou marítimo, de acordo com a localização das escolas, e que se reconhece também como um embrião de formação. Este artigo pretende pois estudar os modos como as escolas normais primárias abordaram a formação de professores nestas áreas no período 1844-1926 e, em particular, saber como o ensino da matemática nessas escolas se adaptou a essa finalidade.

Palavras-chave : História do ensino da matemática; Ensino profissional; Ensino primário; Escolas normais; Formação de professores.

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