SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Formation of teachers in school Wenceslau Braz and National Technical School: mathematical teachingThe Course of Specialization in Didactics of Modern Mathematics in Primary School at the Institute of Education of Porto Alegre author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

DYNNIKOV, Circe Mary Silva da Silva  and  HEIDT, Makele Veronica. Inserção da Matemática Moderna na formação de normalistas do Instituto de Educação Assis Brasil. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.2, pp.213-224.  Epub Jan 21, 2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33798.

A pesquisa analisa a inserção da Matemática Moderna na formação de normalistas do Instituto de Educação Assis Brasil feita pela professora Cecy da Nova Cruz Sacco no Instituto de Educação Assis Brasil (IEAB), em Pelotas, no período de 1964-1970. A metodologia qualitativa emprega o método de análise documental, tomando como fontes os programas e os diários de classe da professora, o currículo do curso normal, a bibliografia recomendada para o curso e, ainda, fotografias e notícias publicadas em jornais periódicos da época. Ancorada na História Cultural e empregando conceitos de representação, apropriação, prática e cultura escolar, a pesquisa procura responder à seguinte pergunta investigativa: Na prática docente de Cecy da Nova Cruz Sacco junto ao Curso de Formação de Normalistas do Instituto de Educação Assis Brasil, quais são os elementos da Matemática Moderna identificados como saberes relevantes a ensinar? A conclusão foi de que, além dos saberes pertinentes à Matemática Moderna, como a teoria dos conjuntos, conjuntos numéricos, por exemplo, foram também considerados relevantes por ela os “saberes para ensinar”, apoiados fortemente nas ideias de Dienes e no uso dos blocos lógicos.

Keywords : Escola Normal; Matemática; Saberes disciplinares; Saberes profissionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )