SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2El Curso de Especialización en Didáctica de la Matemática Moderna en la Escuela Primaria en el Instituto de Educación de Porto AlegreFaldas y blusas: invenciones para aprender a multiplicarse con la Matemática Moderna índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SILVA, Maria Célia Leme da  y  PARRE, Adauto Douglas. A matemática nas avaliações das normalistas da Escola Normal Caetano de Campos (década de 1940). Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.2, pp.235-244.  Epub 21-Ene-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33880.

O artigo analisa a matemática presente em planos de ensino elaborados como avaliações das normalistas do Curso Normal da Escola Caetano de Campos, na cidade de São Paulo, durante a década de 1940. As avaliações foram produzidas na disciplina de Metodologia e Prática do Ensino Primário, no último ano da formação docente e apresentam Cálculo e Geometria como matérias a serem ensinadas no curso primário paulista. Tais avaliações são designadas como “plano globalizado”, que envolvem diferentes matérias a partir de um tema. A escola em questão é considerada como modelo da capital de São Paulo, local onde se instalou o Instituto de Educação de São Paulo, na década de 1930. O período foi marcado pelo movimento Escola Nova, tendo como um dos seus pressupostos o método de Dewey.

Palabras clave : História da Educação Matemática; Formação de Professores; Escola Nova; John Dewey.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )