SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2A matemática nas avaliações das normalistas da Escola Normal Caetano de Campos (década de 1940)Referências para ensinar Matemática Moderna no primário: o material Cuisenaire e a sistematização de saberes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

BURIGO, Elisabete Zardo; ROSA, Nícolas Giovani da  e  SILVA, Mayara Becker Oliveira da. Saias e blusas: invenções para aprender a multiplicar com a Matemática Moderna. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.2, pp.245-256.  Epub 21-Jan-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33793.

O artigo apresenta uma investigação sobre uma experiência de inovação de ensino de matemática registrada em um caderno de uma aluna que frequentou o segundo ano do curso primário do Instituto de Educação General Flores da Cunha, na cidade de Porto Alegre, no ano de 1968. Trata-se de uma abordagem da multiplicação inspirada no conceito de produto cartesiano de conjuntos e orientada para o que é denominado, atualmente, pensamento combinatório. A instituição, dedicada à formação de professores primários, ofereceu um Curso de Didática da Matemática Moderna na Escola Primária desde 1966. Por meio do cruzamento de fontes diversas, a pesquisa identifica as conexões entre a experiência registrada no caderno, os estudos promovidos no Curso e as publicações de autores engajados no movimento da Matemática Moderna. Também são tecidas considerações sobre o currículo praticado naquela escola, sobre o poder criativo da cultura escolar e sobre as ressonâncias da Matemática Moderna nas produções correntes sobre o ensino de Matemática para os anos iniciais da escolarização.

Palavras-chave : História da Educação; Acervos escolares; Ensino primário; Formação de professores; Pensamento combinatório.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )