SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Faldas y blusas: invenciones para aprender a multiplicarse con la Matemática Moderna índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de. Referências para ensinar Matemática Moderna no primário: o material Cuisenaire e a sistematização de saberes. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.2, pp.257-263.  Epub 21-Ene-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33816.

O artigo apresenta um estudo sobre os saberes para ensinar matemática no ensino primário sistematizados em manuais pedagógicos que circularam em diferentes estados do Brasil nas décadas de 1960 e 1970. Particularmente, toma-se como foco o ensino de números e operações pelo método Cuisenaire. Nesse período se disseminaram propostas inovadoras relacionadas ao Movimento da Matemática Moderna. O texto orienta-se em torno do questionamento sobre a sistematização de saberes para ensinar matemática na perspectiva da Matemática Moderna, que se apresentava como referência para professores e normalistas, materializada em manuais pedagógicos. Esses saberes sistematizados, que dizem respeito à matemática para ensinar, um amálgama de conteúdo e métodos, uma criação voltada ao ensino primário, se constituem elementos de “profissionalidade” para professores primários. Assim, a “profissionalidade” é marcada pelo exercício de teorização pedagógica e didática que conduz a uma formalização da própria prática.

Palabras clave : Método didático Cuisenaire; Matemática Moderna; Formação de professores; Normalistas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )