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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MACEDO, Sonayra da Silva Medeiros  e  BORGES, Maria Creusa de Araújo. Administração pública gerencial e o protagonismo do empresariado na gestão da Educação: emergências e configurações. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.2, pp.276-286.  Epub 21-Jan-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.30590.

O artigo examina o gerencialismo na gestão da educação pública, considerando a proposta de reforma administrativa, no Brasil, a partir de 1995. Busca-se, problematizar, a partir de estudo bibliográfico e de natureza conceitual, a emergência do modelo gerencial e do protagonismo do empresariado na gestão pública da educação, acrescentando dados de pesquisas realizadas em escolas públicas municipais. Parte-se do pressuposto que a concepção gerencial se intensifica com a regulamentação conferida pela Lei da Parceria Público-Privada, em 2004, e com a atuação do Terceiro Setor, o qual impõe novas configurações à gestão educacional pública brasileira. A pesquisa ressalta que a intervenção do empresariado na formulação de políticas educacionais impacta a gestão democrática da educação e da escola pública, uma vez que se consolida uma agenda em que a reforma administrativa e o setor privado ganham centralidade na direção de uma maior eficiência e produtividade, de controle dos gastos públicos, da responsabilização por resultados e da educação como um serviço.

Palavras-chave : Gestão da Educação; Modelo gerencial; Empresariado.

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