SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Lectura en clases de Historia: prácticas y posibilidades de enseñanza-aprendizajeSelección de directores de escuelas públicas: argumentos sobre el mérito del candidato índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

ROSA, Luís Carlos Dalla. Bem viver e terra sem males: a cosmologia dos povos indígenas como uma epistemologia educativa de decolonialidade. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.2, pp.298-307.  Epub 21-Ene-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.27652.

O artigo discute os conceitos de “bem viver” e de “terra sem males” presentes na cosmología dos povos indígenas em vista de uma epistemologia educativa de decolonialidade, tal como a propõe pensadores como Enrique Dussel e Walter Mignolo. O ponto de partida é a razão do/a Outro/a, sobretudo a exterioridade indígena, mas que se manifesta também em outras fronteiras (a mulher, o negro, a juventude…) que desbordam a modernidade e a colonialidade, duas faces de uma mesma ontologia que pensa o fundamento do ser a partir da totalidade que oprime e exclui a outridade. Trata-se de uma abordagem eminentemente teórica que parte de uma análise fenomenológica e, ao mesmo tempo, hermenêutica, na medida em que a manifestação da sabedoria indígena tem a prioridade e, como tal, deve ser o pano de fundo da presente discussão, a qual ocorre no âmbito da filosofia da educação.

Palabras clave : Sabedoria indígena; Pedagógica; Alteridade; Decolonialidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )