SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Well living and earth without evils: the cosmology of indigenous peoples as an educational epistemology of decolonialityEarly Childhood Education management Teams’ planning and work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

AMARAL, Daniela Patti do. Seleção de diretores de escolas públicas: argumentos sobre o mérito do candidato. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.2, pp.308-317.  Epub Jan 21, 2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.29028.

O Plano Nacional de Educação (PNE) (BRASIL, 2014) determinou aos entes federados a aprovação de legislação disciplinando a gestão democrática da educação pública associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta à comunidade escolar. Este trabalho aborda os requisitos atribuídos ao mérito presentes na legislação de três municípios do estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Valença. Há consenso que os candidatos à direção da escola deverão ser servidores efetivos, ter experiência docente e não ter pendências administrativas ou judiciais. No entanto, não há consenso sobre a formação do candidato. Avaliamos que as formas como cada ente federado ressignifica e hibridiza a categoria mérito se apresenta através de distintas maneiras, tendo em vista a autonomia dos entes federados, o momento político vivido em cada município/estado, as infidelidades normativas e a forma elástica como se apropriam da norma que orienta a ação, no caso, o PNE.

Keywords : Plano Nacional de Educação; Gestão escolar; Gestão democrática; Mérito.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )