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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

WANDERER, Fernanda  e  BOCASANTA, Daiane Martins. Escolas do campo e a guetização do processo pedagógico. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.2, pp.329-339.  Epub 21-Jan-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.27832.

O artigo é fruto de uma investigação desenvolvida com o propósito de examinar as enunciações sobre a escola do campo produzidas por acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo. O material de pesquisa escrutinado é constituído por documentos do curso e questionários aplicados junto aos estudantes. Os aportes teóricos advêm do pensamento de Michel Foucault e Zygmunt Bauman. A análise mostrou que os discentes estão capturados pelo enunciado que diz: “a escola do campo deve trabalhar com a forma de vida do campo”. Sobre a recorrência desse enunciado é possível dizer que: a) a valorização exacerbada da cultura do campo atende a uma urgência: manter na zona rural a população que nela reside, evitando seu deslocamento para as periferias das cidades; e b) reforça a guetização do processo pedagógico presente nas escolas do campo.

Palavras-chave : Escolas do campo; Licenciatura em Educação do Campo; Michel Foucault; Zygmunt Bauman.

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