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Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

PALMA-SANTOS, Magno Clery da  y  MAKNAMARA, Marlécio. Experiência e formação docente nas pesquisas em ensino de Ciências e Biologia no Brasil. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.2, pp.340-350.  Epub 21-Ene-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.29271.

A experiência conecta-se à formação docente por meio de diferentes maneiras e sentidos. O objetivo do artigo foi apresentar um cenário das pesquisas que envolvem a experiência na formação docente nos anais da ANPED e do ENEBIO, entre o período de 2010 a 2015. Através de pesquisa bibliográfica, com análise inspirada na Análise de Conteúdo, foi levantado um total de 323 trabalhos nos quais havia a palavra “experiência”. Restando 45 textos selecionados de acordo com o foco do estudo, a experiência neles figura ora como âncora à escolha ou continuidade na profissão docente, ora como aquilo que atinge o sujeito, que o marca, o transforma. Conclui-se que a experiência surge na formação de professores como sinônimo de diferentes termos, circunstanciando uma situação, o tempo de serviço ou uma atividade de experimentação, servindo, também, para auxiliar na tomada de decisões ou algo basilar, intrínseco e marcante ao sujeito que pode levá-lo a transformações.

Palabras clave : Educação; Experiência; Formação de professores.

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