SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3The Adult and Youth Education of the working class under the crossfire of Pedagogy of Fear author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

LEVY, Esther. Educação de Jovens e Adultos na Argentina. História recente, sujeitos, conjuntura e desafios. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.377-386.  Epub Feb 10, 2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33928.

Este artigo resume ideias e posições críticas sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Argentina. Essas ideias são produto de discussões conceituais e políticas na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (UBA), onde a autora é pesquisadora e também estão influenciadas pela sua experiência em equipes de gestão político-pedagógica no Ministério da Educação Nacional da Argentina e na militância sindical. O trabalho contém precisões conceituais sobre a EJA e seus sujeitos, a história recente da modalidade e o atual cenário pedagógico e político. Na Argentina, os primeiros anos do século XXI, marcaram uma fase de optimismo para a EJA, que durou até produzida uma virada conservadora no final do ano 2015, com a chegada ao governo da Aliança denominada Cambiemos, expressão da direita democrática que ganhou as eleições nacionais por 51% dos votos.

Keywords : Educação; Adultos; Direitos; Política; Neoliberalismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )