SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Educación de Jóvenes y Adultos en Argentina. Historia reciente, sujetos, coyuntura y desafíosActualidad brasileña: la democracia sustantiva y la Pedagogía del Oprimido índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

RUMMERT, Sonia Maria. A Educação de Jovens e Adultos da classe trabalhadora sob o fogo cruzado da Pedagogia do Medo. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.387-395.  Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33784.

O trabalho objetiva suscitar o debate acerca da problemática da Educação de Jovens e Adultos trabalhadores no Brasil, referindo, inicialmente, a dificuldades que marcam sua história recente e que constituem expressões de antiga e estrutural supressão do direito da classe trabalhadora à educação plena e de qualidade socialmente referenciada. A seguir, trata-se da circunstância histórica delineada a partir do último processo eleitoral que marcou o ingresso do País em um tempo em que vige a Pedagogia do Medo, convergente, em algumas de suas características gerais, com outros processos verificados no mundo ocidental, ao longo do século XX, configurados como regimes de força. Concluímos indicando algumas possibilidades de construção coletiva de resistência e luta na atual conjuntura brasileira que, segundo o nosso entendimento, podem contribuir para a travessia para a qual somos convocados, visando a enfrentar o desafio e o fardo desse tempo histórico.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos trabalhadores; Política educacional; Educação da classe trabalhadora; Pedagogia do Medo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )