SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Brazilian actuality: the substantive democracy and the Pedagogy of the Oppressed50 years of the Pedagogy of the Oprimido: the legacy of Paulo Freire in the education of young and adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

STRECK, Danilo R.  and  ROSA, Carolina Schenatto da. A Pedagogia do Oprimido como referência para a EJA e para a Educação Popular. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.408-416.  Epub Feb 10, 2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33767.

O artigo tem por objetivo problematizar porque a Pedagogia do Oprimido é uma referência permanente para a Educação Popular e para a Educação de Jovens e Adultos. A atualidade da obra foi analisada a partir de três dimensões: o popular na educação, o pensar crítico e a revolução cultural. As análises evidenciam que, apesar da Educação de Jovens e Adultos estar longe de cumprir com seu papel reparador no Brasil, o caráter dialógico e humanizador da pedagogia freireana continua presente nas práticas pedagógicas. A Pedagogia do Oprimido pode ser uma referência tanto como uma orientação ético-política quanto uma matriz teórico-prática.

Keywords : Paulo Freire; Pedagogia do Oprimido; EJA; Educação Popular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )