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Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

STRECK, Danilo R.  y  ROSA, Carolina Schenatto da. A Pedagogia do Oprimido como referência para a EJA e para a Educação Popular. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.408-416.  Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33767.

O artigo tem por objetivo problematizar porque a Pedagogia do Oprimido é uma referência permanente para a Educação Popular e para a Educação de Jovens e Adultos. A atualidade da obra foi analisada a partir de três dimensões: o popular na educação, o pensar crítico e a revolução cultural. As análises evidenciam que, apesar da Educação de Jovens e Adultos estar longe de cumprir com seu papel reparador no Brasil, o caráter dialógico e humanizador da pedagogia freireana continua presente nas práticas pedagógicas. A Pedagogia do Oprimido pode ser uma referência tanto como uma orientação ético-política quanto uma matriz teórico-prática.

Palabras clave : Paulo Freire; Pedagogia do Oprimido; EJA; Educação Popular.

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