SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Pedagogy of the Oppressed as reference for the Young and Adult Education and Popular EducationPedagogy of the Oppressed – a soft and hopeful scream author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. 50 anos da Pedagogia do Oprimido: o legado de Paulo Freire na educação de jovens e adultos. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.417-425.  Epub Feb 10, 2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33610.

O livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire tem sido a principal referência na disseminação da educação freireana em diferentes países no mundo. O objetivo deste artigo é tecer reflexões sobre a Pedagogia do Oprimido e a sua importância na construção do pensamento educacional de Paulo Freire, bem como apresentar o legado de Paulo Freire na Educação de Jovens e Adultos em diferentes contextos de sua andarilhagem pelo mundo. Consiste em uma pesquisa bibliográfica, envolvendo obras de Paulo Freire e de autores que estudam e pesquisam sobre Paulo Freire, entre outros. Em relação aos resultados destaca-se que o legado de Paulo Freire cresce em todo o mundo e, em especial, no número de Cátedras, Institutos e Grupos de Pesquisas, que se voltam para estudos sobre a teoria e as práticas da educação freireana, além da realização da formação de educadores/as, publicações e eventos acadêmicos e culturais.

Keywords : Pedagogia do Oprimido; Legado de Paulo Freire; Educação de Jovens e Adultos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )