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Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

BARCELOS, Valdo Hermes de Lima. Pedagogia do Oprimido – um grito manso e de esperança. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.426-434.  Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33585.

Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a atualidade e a pertinência da obra Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. Frente ao imenso legado freireano algo se pode considerar um consenso: uma grande dose de esperança em um mundo melhor. Esperança para Freire tinha que ver com o verbo esperançar. Nos tempos difíceis atuais da vida política brasileira, de surgimento de uma onda neoconservadora em todas as dimensões da sociedade, onde uns tantos propõem a expulsão de Freire e de seu legado das escolas e das universidades, há que aprofundarmos e atualizarmos a compreensão do legado freireano. Ou seja: aos que propõem “escolas sem partido” e expulsão de Freire, devemos responder com mais Freire e com mais democracia. Se tivéssemos conseguido fazer as proposições freireanas mais presentes em nossa educação, certamente que alguns ressurgimentos obscurantistas teriam mais dificuldades para se instalar em nossa sociedade.

Palabras clave : Pedagogia do Oprimido; Grito manso; Legado de esperança; Onda neoconservadora.

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