SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3The contributions of academic research on School Inclusion and Youth and Adult EducationEJA in contexts of deprivation of freedom: challenges and gaps to Popular Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

COSTA, Patrícia Lessa Santos  and  FARIAS, Ediênio Vieira. Gestão educacional compartilhada das políticas de Educação de Jovens e Adultos. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.453-464.  Epub Feb 10, 2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33844.

Este artigo apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo foi investigar o processo de gestão educacional compartilhada das políticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Bom Jesus da Lapa, Bahia, Brasil. Para compreender a esfera pública local, utilizaram-se elementos da teoria crítica habermasiana. A pesquisa qualitativa é resultado de um estudo de caso exploratório, a partir da coleta de informações pela análise documental do Plano Municipal de Educação (PME 2015-2025) e pelas entrevistas semiestruturadas com atores institucionais e sociais de Bom Jesus da Lapa. A análise da complexidade de informações apontou caminhos para a superação de problemas de gestão, orientando as instituições educacionais públicas em geral a constituir diretrizes capazes de gerar um plano consensual de articulação entre atores institucionais e atores sociais em torno da construção das políticas de EJA.

Keywords : Ação comunicativa; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Gestão educacional; Participação social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )