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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

COSTA, Patrícia Lessa Santos  e  FARIAS, Ediênio Vieira. Gestão educacional compartilhada das políticas de Educação de Jovens e Adultos. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.453-464.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33844.

Este artigo apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo foi investigar o processo de gestão educacional compartilhada das políticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Bom Jesus da Lapa, Bahia, Brasil. Para compreender a esfera pública local, utilizaram-se elementos da teoria crítica habermasiana. A pesquisa qualitativa é resultado de um estudo de caso exploratório, a partir da coleta de informações pela análise documental do Plano Municipal de Educação (PME 2015-2025) e pelas entrevistas semiestruturadas com atores institucionais e sociais de Bom Jesus da Lapa. A análise da complexidade de informações apontou caminhos para a superação de problemas de gestão, orientando as instituições educacionais públicas em geral a constituir diretrizes capazes de gerar um plano consensual de articulação entre atores institucionais e atores sociais em torno da construção das políticas de EJA.

Palavras-chave : Ação comunicativa; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Gestão educacional; Participação social.

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