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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MULLING, Juliana da Cruz  e  SANTOS, Simone Valdete Dos. A presença de estudantes indígenas na educação profissional e tecnológica. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.475-485.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33245.

A presença de estudantes indígenas e da sua cultura específica, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, é ainda recente, considerando a expansão dos Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia e a implementação da Lei de Cotas nº 12.711, de 2012. A pesquisa desenvolvida apresenta o mapeamento das terras indígenas demarcadas e dos campi dos Institutos Federais presentes no Rio Grande do Sul, bem como o número de matrículas de estudantes indígenas em cada campus. No campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, evidenciou-se a presença significativa de estudantes indígenas. A metodologia da pesquisa baseou-se em entrevistas etnográficas junto a gestores, técnicos administrativos, professores e estudantes indígenas kaingang. Foram identificadas implicações da presença kaingang nos processos burocráticos e pedagógicos da instituição.

Palavras-chave : Educação profissional; Educação indígena; Interculturalidade.

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