SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3The presence of indigenous students in vocational and technological educationThe construction process of the policy of formation of education employees author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

TEO, Carla Rosane Paz Arruda; BORSOI, Aline Tecchio  and  FERRETTI, Fátima. Metodologia da problematização: uma possibilidade para o desenvolvimento de competências crítico-reflexivas em contextos curriculares tradicionais. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.486-495.  Epub Feb 10, 2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.29602.

O objetivo deste artigo é socializar uma situação de ensino-aprendizagem problematizadora na formação superior em saúde. A situação socializada foi desenvolvida com uma turma de 36 estudantes de um Curso de Nutrição em Santa Catarina, de organização pedagógica tradicional. Foi adotada a metodologia da problematização com o arco de Maguerez. Os estudantes, em disciplina de 40 horas/aula, dividiram-se em grupos, escolhendo uma parcela da realidade para realização das atividades, mediadas por tutoria semanal da professora. Pondera-se que os estudantes desenvolveram a capacidade de leitura de mundo, mobilizaram conhecimentos e articularam teoria e prática. Conclui-se que a metodologia contribuiu para o desenvolvimento de competências crítico-reflexivas, de autonomia e de trabalho em equipe, representando oportunidade de aprendizagem significativa de aplicação viável em contextos curriculares tradicionais.

Keywords : Aprendizagem ativa; Educação Superior; Metodologias ativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )