SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3A presença de estudantes indígenas na educação profissional e tecnológicaO processo de construção da política de formação dos funcionários da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

TEO, Carla Rosane Paz Arruda; BORSOI, Aline Tecchio  e  FERRETTI, Fátima. Metodologia da problematização: uma possibilidade para o desenvolvimento de competências crítico-reflexivas em contextos curriculares tradicionais. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.486-495.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.29602.

O objetivo deste artigo é socializar uma situação de ensino-aprendizagem problematizadora na formação superior em saúde. A situação socializada foi desenvolvida com uma turma de 36 estudantes de um Curso de Nutrição em Santa Catarina, de organização pedagógica tradicional. Foi adotada a metodologia da problematização com o arco de Maguerez. Os estudantes, em disciplina de 40 horas/aula, dividiram-se em grupos, escolhendo uma parcela da realidade para realização das atividades, mediadas por tutoria semanal da professora. Pondera-se que os estudantes desenvolveram a capacidade de leitura de mundo, mobilizaram conhecimentos e articularam teoria e prática. Conclui-se que a metodologia contribuiu para o desenvolvimento de competências crítico-reflexivas, de autonomia e de trabalho em equipe, representando oportunidade de aprendizagem significativa de aplicação viável em contextos curriculares tradicionais.

Palavras-chave : Aprendizagem ativa; Educação Superior; Metodologias ativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )