SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Metodología de la problematización: una posibilidad para el desarrollo de competencias crítico-reflexivas en contextos curriculares tradicionales“Toda vida actual es encuentro”: contribuciones de Martin Buber a la Educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SOUZA, Leandro Aparecido de  y  GOMES, Alberto Albuquerque. O processo de construção da política de formação dos funcionários da educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.496-505.  Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.29752.

O artigo é o resultado de uma pesquisa documental de cunho qualitativo que teve como objetivo compreender o processo de criação da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, além de discutir o papel do Estado em sua elaboração. O estudo, desenvolvido com elementos da abordagem do ciclo de políticas de Stephen J. Ball, permitiu identificar a atuação da sociedade civil constatando que o surgimento de uma política não está submetido somente à racionalidade estatal, mas sujeito a influências externas. A análise também evidenciou a construção de um percurso em torno de um projeto emancipatório, de atendimento a reivindicações sociais, para a formação profissional dos funcionários da educação.

Palabras clave : Funcionários da educação; Política educacional; Profuncionário; Ciclo de políticas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )