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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SOUZA, Leandro Aparecido de  e  GOMES, Alberto Albuquerque. O processo de construção da política de formação dos funcionários da educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.496-505.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.29752.

O artigo é o resultado de uma pesquisa documental de cunho qualitativo que teve como objetivo compreender o processo de criação da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, além de discutir o papel do Estado em sua elaboração. O estudo, desenvolvido com elementos da abordagem do ciclo de políticas de Stephen J. Ball, permitiu identificar a atuação da sociedade civil constatando que o surgimento de uma política não está submetido somente à racionalidade estatal, mas sujeito a influências externas. A análise também evidenciou a construção de um percurso em torno de um projeto emancipatório, de atendimento a reivindicações sociais, para a formação profissional dos funcionários da educação.

Palavras-chave : Funcionários da educação; Política educacional; Profuncionário; Ciclo de políticas.

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