SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3El proceso de construcción de la política de formación de los funcionarios de la educaciónM-learning: el uso de dispositivos móviles por una generación conectada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

PENA, Alexandra Coelho. “Toda vida atual é encontro”: contribuições de Martin Buber para a Educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.506-513.  Epub 10-Feb-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.29874.

O artigo tem como objetivo apresentar os principais conceitos da obra de Martin Buber, autor da filosofia do diálogo, e suas implicações para o campo da Educação. Fortemente influenciado pelo hassidismo, Buber foi um defensor da Educação para a comunidade para se chegar à paz. O texto situa o autor na história e reflete sobre a possível filiação de sua teoria a determinados campos do conhecimento, além de abordar os conceitos centrais de sua teoria encontro dialógico, presença, relação, reciprocidade e responsabilidade, educação para a comunidade –, que contribuem para pensar a Educação nos tempos atuais, marcada pela desumanização das relações.

Palabras clave : Martin Buber; Filosofia do diálogo; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )