SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3O processo de construção da política de formação dos funcionários da educaçãoM-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

PENA, Alexandra Coelho. “Toda vida atual é encontro”: contribuições de Martin Buber para a Educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.506-513.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.29874.

O artigo tem como objetivo apresentar os principais conceitos da obra de Martin Buber, autor da filosofia do diálogo, e suas implicações para o campo da Educação. Fortemente influenciado pelo hassidismo, Buber foi um defensor da Educação para a comunidade para se chegar à paz. O texto situa o autor na história e reflete sobre a possível filiação de sua teoria a determinados campos do conhecimento, além de abordar os conceitos centrais de sua teoria encontro dialógico, presença, relação, reciprocidade e responsabilidade, educação para a comunidade –, que contribuem para pensar a Educação nos tempos atuais, marcada pela desumanização das relações.

Palavras-chave : Martin Buber; Filosofia do diálogo; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )