SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3“All real living is meeting”: contributions of Martin Buber to the field of EducationFacing and silence of Teachers initiatives in the university career: a study with two public institutions of Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

SONEGO, Anna Helena Silveira  and  BEHAR, Patricia Alejandra. M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.514-524.  Epub Feb 10, 2020. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.32203.

Este artigo tem por objetivo analisar a construção de aplicativos educacionais a fim de auxiliar no desenvolvimento do m-learning. Essa modalidade surgiu pela necessidade de planejar e implementar o uso crítico dos dispositivos móveis na educação, principalmente, por uma geração conectada em rede. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo estudo de caso, com estudantes de turmas de graduação de uma universidade pública. Na coleta de dados, foram disponibilizados dois instrumentos: a observação participante e o questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados permitiram verificar que o m-learning pode contribuir significativamente no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, destaca-se o potencial para promover inovações no meio escolar, novas formas de comunicação, de interação e novas possibilidades para compreensão de conteúdos escolares através de aplicativos.

Keywords : M-Learning; Aplicativos; Geração conectada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )