SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1“Eu senti-me só”: a importância do apoio social para a intervenção Precoce índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

ROZEK, Marlene  e  MARTINS, Gabriela Dal Forno. Bebês com deficiência no Brasil: um olhar a partir dos programas governamentais e das pesquisas nacionais. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e35435.  Epub 17-Jan-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.35435.

Este estudo objetivou mapear os programas governamentais e a produção científica brasileira sobre as políticas públicas de inclusão nos três primeiros anos de vida de bebês com deficiência. O levantamento dos programas ocorreu através dos sites dos Ministérios da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, já da produção científica, por meio de uma revisão de teses, dissertações e artigos. Concluiu-se que tanto os programas quanto a literatura direcionam pouca atenção específica à criança de zero a três anos com deficiência. A Assistência Social mostrou-se como o setor que mais tem investido na proposição de programas para esse público, já a Educação, aquele que mais tem publicado estudos no campo, predominantemente sobre políticas de inclusão escolar. Ressalta-se a urgência da proposição e da avaliação de políticas públicas intersetoriais para essa população, que visem a inclusão de forma mais abrangente, proporcionando bases favoráveis para o desenvolvimento do bebê e da criança pequena.

Palavras-chave : inclusão; deficiência; primeiríssima infância; políticas públicas; intervenção precoce.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )