SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Bebés con discapacidad en Brasil: una visión desde los programas de gobierno y de investigación nacionalesFiltros mentales, coaching y Atención Temprana centrada en la familia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

ESPE-SHERWINDT, Marilyn  y  SERRANO, Ana Maria. “Eu senti-me só”: a importância do apoio social para a intervenção Precoce. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e35476.  Epub 03-Feb-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.35476.

Adotando uma perspetiva ecológica de Intervenção Precoce (IP), o apoio social tornou-se um conceito-chave para entender as famílias e formas de lidar com uma criança em risco ou com Necessidades Educacionais Especiais. Os resultados da investigação demonstram que o apoio social, o bem-estar pessoal, os estilos de interação dos pais e o desenvolvimento infantil estão conceitualmente e empiricamente relacionados, e que as mudanças no desenvolvimento infantil se atribuem mais ao apoio social e ao bem-estar, da família do que ao seu estatuto sócio económico. Os apoios sociais desempenham um papel essencial no planeamento da intervenção com crianças pequenas e suas famílias. Este artigo fornecerá uma revisão baseada em evidências do conceito e sua importância na IP e apresentará um estudo de caso para ilustrar e operacionalizar as ideias discutidas no artigo.

Palabras clave : Intervenção Precoce; Apoio Social; Apoio Formal e Informal; Ecomapa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )