SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Mental filters, coaching and Family-Centered Early InterventionTowards Implementation of an Early Intervention Model by a Paraguayan Organization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

ESCORCIA, Claudia Tatiana  and  MARTINEZ, Pedro Enrique Díaz. A Competência Emocional em Intervenção Precoce: Perspectivas dos pais e dos profissionais. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e35475.  Epub Feb 03, 2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.35475.

Considera-se que educar as emoções é uma tarefa fundamental que deve ser assumida por pais e profissionais, pois o desenvolvimento de sua competência permite aprimorar outros aspectos de sua vida. Nos últimos anos, as investigações neste campo aumentaram, contudo, existem poucos estudos específicos na área de intervenção precoce e educação especial. Esta pesquisa, realizada por meio de grupos focais, procura identificar a importância que os pais e profissionais atribuem às competências emocionais e suas implicações no desenvolvimento da criança. Os resultados sugerem que os profissionais e os pais acreditam que gerem os aspectos emocionais; no entanto, a sua gestão é apenas em algumas categorias e de forma empírica, com base na sua experiência pessoal. Ficou clara a necessidade de formação neste assunto e a monitorização do estado emocional de crianças, pais e profissionais em futuros estudos.

Keywords : Atenção precoce; práticas centradas na família; habilidades emocionais; educação emocional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )