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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

ESCORCIA, Claudia Tatiana  e  MARTINEZ, Pedro Enrique Díaz. A Competência Emocional em Intervenção Precoce: Perspectivas dos pais e dos profissionais. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e35475.  Epub 03-Fev-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.35475.

Considera-se que educar as emoções é uma tarefa fundamental que deve ser assumida por pais e profissionais, pois o desenvolvimento de sua competência permite aprimorar outros aspectos de sua vida. Nos últimos anos, as investigações neste campo aumentaram, contudo, existem poucos estudos específicos na área de intervenção precoce e educação especial. Esta pesquisa, realizada por meio de grupos focais, procura identificar a importância que os pais e profissionais atribuem às competências emocionais e suas implicações no desenvolvimento da criança. Os resultados sugerem que os profissionais e os pais acreditam que gerem os aspectos emocionais; no entanto, a sua gestão é apenas em algumas categorias e de forma empírica, com base na sua experiência pessoal. Ficou clara a necessidade de formação neste assunto e a monitorização do estado emocional de crianças, pais e profissionais em futuros estudos.

Palavras-chave : Atenção precoce; práticas centradas na família; habilidades emocionais; educação emocional.

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