SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1La Competencia Emocional en Atención Temprana: Perspectivas de los padres y de los profesionales¿Puedes escucharme? - Acceder a la voz del niño con Autismo y sus padres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MCWILLIAM, R. A.  y  GARCIA-GRAU, Pau. Rumo à implementação de um modelo de intervenção precoce por uma Organização Paraguaia. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e35700.  Epub 03-Feb-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.35700.

A ciência da implementação foi desenvolvida para ajudar a entender as razões que levam a que as práticas baseadas na evidência não sejam adotadas pelos profissionais tão rapidamente quanto deveriam ser. Descrevemos aqui o processo de transformação que um centro de reabilitação no Paraguai está a passar se tornar num programa de intervenção precoce de última geração. Descrevemos a sua organização, os seus pontos fortes e as barreiras contextuais, o modelo que escolheu implementar e os procedimentos de implementação que utilizou. As implicações para a fidelidade do modelo são destacadas, pois a organização necessitava fazer adaptações ao modelo conforme previsto, para se ajustar ao contexto específico da sua missão e da cultura paraguaia. São descritas as características do modelo baseado nas rotinas.

Palabras clave : Ciência da implementação; centrado na família; baseada nas rotinas; funcional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )