SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Hacia la implementación de un modelo de atención temprana por parte de una Organización ParaguayaArticulaciones sobre ética e inclusión a partir del contexto de una Escuela de Gobierno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

TWOMEY, Miriam. Você pode me ouvir? - Acessando a voz da criança com Autismo e seus pais. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e35477.  Epub 03-Feb-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.35477.

O objetivo deste artigo é acessar as vozes de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus pais. Este artigo aborda estruturas conceituais filosóficas que exploram conceitos de movimento e engajamento como forma de dar voz a crianças e pais. Estudos de caso qualitativos e longitudinais foram conduzidos. Entrevistas semiestruturadas [n = 83] foram realizadas com as partes interessadas, incluindo os pais. Crianças com e sem o diagnóstico de TEA envolveram-se em intervenções baseadas nas Artes Criativas. A autoetnografia viva foi considerada um princípio metodológico, estabelecendo conectividade entre a vida e a pesquisa, o eu e os outros, fornecendo uma janela através da qual o mundo interno dos pais foi interpretado e compreendido. Esta pesquisa permitiu que crianças e pais explorassem seus mundos e deliberassem sobre as áreas que afetaram suas vidas. O valor potencial do uso das Artes Criativas como meio de envolver as crianças com Autismo é discutido. Implicações relacionadas ao movimento [literal e metafórico] e engajamento são exploradas.

Palabras clave : Engajamento; Crianças com Autismo, Voz da criança; Voz dos pais; Inclusão, Movimento; Imitação; Teatro de Fantoches.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )