SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Rumo à implementação de um modelo de intervenção precoce por uma Organização ParaguaiaArticulações sobre ética e inclusão a partir do contexto de uma Escola de Governo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

TWOMEY, Miriam. Você pode me ouvir? - Acessando a voz da criança com Autismo e seus pais. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e35477.  Epub 03-Fev-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.35477.

O objetivo deste artigo é acessar as vozes de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus pais. Este artigo aborda estruturas conceituais filosóficas que exploram conceitos de movimento e engajamento como forma de dar voz a crianças e pais. Estudos de caso qualitativos e longitudinais foram conduzidos. Entrevistas semiestruturadas [n = 83] foram realizadas com as partes interessadas, incluindo os pais. Crianças com e sem o diagnóstico de TEA envolveram-se em intervenções baseadas nas Artes Criativas. A autoetnografia viva foi considerada um princípio metodológico, estabelecendo conectividade entre a vida e a pesquisa, o eu e os outros, fornecendo uma janela através da qual o mundo interno dos pais foi interpretado e compreendido. Esta pesquisa permitiu que crianças e pais explorassem seus mundos e deliberassem sobre as áreas que afetaram suas vidas. O valor potencial do uso das Artes Criativas como meio de envolver as crianças com Autismo é discutido. Implicações relacionadas ao movimento [literal e metafórico] e engajamento são exploradas.

Palavras-chave : Engajamento; Crianças com Autismo, Voz da criança; Voz dos pais; Inclusão, Movimento; Imitação; Teatro de Fantoches.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )