SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Você pode me ouvir? - Acessando a voz da criança com Autismo e seus paisHistória da educação de surdos e do ensino de matemática no contexto brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SANTOS, Mônica Pereira dos; LIMA, Carolina Barreiros de  e  OLIVEIRA, Renato José de. Articulações sobre ética e inclusão a partir do contexto de uma Escola de Governo. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e30721.  Epub 17-Jan-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30721.

O presente artigo tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos ao termo “ética” durante o processo de desenvolvimento do Index para a Inclusão em uma Escola de Governo, instituição pública que promove a formação e o aperfeiçoamento de agentes públicos. Para tanto, foram analisados dados coletados durante a pesquisa “Desenvolvendo e adaptando o Index para a Inclusão em uma Escola de Governo no Brasil”, que teve por objetivo promover um processo de autorreflexão dentro da Escola e, a partir disso, propor ações que pudessem provocar transformações referentes ao desenvolvimento de culturas, políticas e práticas de inclusão institucionais. Os dados foram analisados a partir da Perspectiva Omnilética e da Teoria da Argumentação. Os resultados apontaram que os sentidos atribuídos ao termo perpassaram pelas ideias de ética como um valor “copiado”; ética e inclusão: sinônimos ou à parte? e ética e sua relação com transparência.

Palavras-chave : ética; inclusão; escola de governo; perspectiva omnilética; teoria da argumentação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )