SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Articulations on ethics and inclusion from the context of a School of GovernmentThe initial training in Special Education degree from the perspective of graduates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

KLOH, Leticia de Medeiros  and  CARNEIRO, Reginaldo Fernando. História da educação de surdos e do ensino de matemática no contexto brasileiro. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e31296.  Epub Jan 18, 2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.31296.

Este estudo apresenta um panorama histórico da educação de surdos e do ensino da matemática no Brasil desde os tempos da colonização portuguesa até o contexto atual, passando pelas diversas formas de ver a matemática no campo educacional e pelas diferentes abordagens já utilizadas na educação de surdos. Apresenta ainda um paralelo temporal entre as trajetórias da educação matemática e da educação de surdos para, assim, refletirmos sobre os equívocos e os avanços alcançados. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma análise bibliográfica, para então apresentar, em ordem cronológica, diversas alterações sofridas através do tempo que nos trouxeram até este momento da educação de surdos e da educação matemática, momento marcado, principalmente, pelas recentes políticas públicas que surgiram desde o fim do século XX e que referem-se à surdez, à Língua Brasileira de Sinais - Libras - e ao ensino de matemática.

Keywords : educação de surdos; educação matemática; surdez; história.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )