SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Articulações sobre ética e inclusão a partir do contexto de uma Escola de GovernoA formação inicial em Licenciatura em Educação Especial na perspectiva dos egressos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

KLOH, Leticia de Medeiros  e  CARNEIRO, Reginaldo Fernando. História da educação de surdos e do ensino de matemática no contexto brasileiro. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e31296.  Epub 18-Jan-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.31296.

Este estudo apresenta um panorama histórico da educação de surdos e do ensino da matemática no Brasil desde os tempos da colonização portuguesa até o contexto atual, passando pelas diversas formas de ver a matemática no campo educacional e pelas diferentes abordagens já utilizadas na educação de surdos. Apresenta ainda um paralelo temporal entre as trajetórias da educação matemática e da educação de surdos para, assim, refletirmos sobre os equívocos e os avanços alcançados. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma análise bibliográfica, para então apresentar, em ordem cronológica, diversas alterações sofridas através do tempo que nos trouxeram até este momento da educação de surdos e da educação matemática, momento marcado, principalmente, pelas recentes políticas públicas que surgiram desde o fim do século XX e que referem-se à surdez, à Língua Brasileira de Sinais - Libras - e ao ensino de matemática.

Palavras-chave : educação de surdos; educação matemática; surdez; história.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )