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Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

LUSTOSA, Ana Valéria Marques Fortes  y  MENDES, Enicéia Gonçalves. A formação inicial em Licenciatura em Educação Especial na perspectiva dos egressos. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e30964.  Epub 17-Ene-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30964.

A formação inicial do professor se configura como um dos momentos mais relevantes do desenvolvimento profissional, e se torna inquietante o esvaziamento e a desqualificação que essa etapa da profissionalização docente tem sofrido nos últimos tempos em virtude das disposições neoliberais. No campo da Educação Especial, a situação se agrava ainda mais dada a escassez de cursos de formação inicial, associada a uma política de formação continuada e na modalidade a distância. O presente estudo de natureza qualitativa do tipo exploratório, visou investigar a importância da formação inicial em Educação Especial, na perspectiva de egressos. Os resultados indicam que a formação inicial específica na área parece favorecer a construção da identidade e a profissionalização desde o momento em que os jovens entram na universidade, sendo que isso se fortalece na medida em que eles avançam no curso. Além disso, o curso parece favorecer atitudes positivas em relação à inclusão e a diminuição de preconceitos.

Palabras clave : educação especial; formação inicial; licenciatura.

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