SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1História da educação de surdos e do ensino de matemática no contexto brasileiroFormação sem fôrma: a singularidade do processo de ser professor da Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

LUSTOSA, Ana Valéria Marques Fortes  e  MENDES, Enicéia Gonçalves. A formação inicial em Licenciatura em Educação Especial na perspectiva dos egressos. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e30964.  Epub 17-Jan-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30964.

A formação inicial do professor se configura como um dos momentos mais relevantes do desenvolvimento profissional, e se torna inquietante o esvaziamento e a desqualificação que essa etapa da profissionalização docente tem sofrido nos últimos tempos em virtude das disposições neoliberais. No campo da Educação Especial, a situação se agrava ainda mais dada a escassez de cursos de formação inicial, associada a uma política de formação continuada e na modalidade a distância. O presente estudo de natureza qualitativa do tipo exploratório, visou investigar a importância da formação inicial em Educação Especial, na perspectiva de egressos. Os resultados indicam que a formação inicial específica na área parece favorecer a construção da identidade e a profissionalização desde o momento em que os jovens entram na universidade, sendo que isso se fortalece na medida em que eles avançam no curso. Além disso, o curso parece favorecer atitudes positivas em relação à inclusão e a diminuição de preconceitos.

Palavras-chave : educação especial; formação inicial; licenciatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )