SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1The initial training in Special Education degree from the perspective of graduatesThe cultivation of singularity as challenge for human formation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

FERREIRA, Michelle Dantas  and  GUEDES, Adrianne Ogêda. Formação sem fôrma: a singularidade do processo de ser professor da Educação Infantil. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e29757.  Epub Jan 13, 2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.29757.

Pesquisar sobre a formação docente ganha especial relevância nos tempos que correm. O biênio de 2016 e 2017 trouxe intensas mobilizações sociais em torno do projeto de sociedade que desejamos e o seu modelo democrático que hoje sofre um duro revés. São movimentos que impactam, necessariamente, o campo educacional. Pensar, portanto, a formação de professores, implica impreterivelmente levar em conta as forças e as pressões que esse campo está vivendo e que, ao que tudo parece indicar, continuará sofrendo. Nesse sentido, vale reafirmar com as nossas pesquisas e ações qual o professor que pretendemos formar. Diferente das perspectivas padronizadas que visam criar modelos únicos de ação, como a cultura do apostilamento, pretendemos discutir concepções de formação docente que considerem os sujeitos como autores dos seus processos formativos, pondo em destaque a potência constitutiva da Educação Estética e dos estudos voltados para as pesquisas narrativas e/ou de histórias de vida e (auto)biográficas.

Keywords : educação estética; formação de professores; pesquisas narrativas; pesquisas biográficas; pesquisas autobiográficas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )