SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Formación inicial en Licenciatura en Educación Especial desde la perspectiva de los graduadosEl cultivo de la singularidad como un desafío para la formación humana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FERREIRA, Michelle Dantas  y  GUEDES, Adrianne Ogêda. Formação sem fôrma: a singularidade do processo de ser professor da Educação Infantil. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e29757.  Epub 13-Ene-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.29757.

Pesquisar sobre a formação docente ganha especial relevância nos tempos que correm. O biênio de 2016 e 2017 trouxe intensas mobilizações sociais em torno do projeto de sociedade que desejamos e o seu modelo democrático que hoje sofre um duro revés. São movimentos que impactam, necessariamente, o campo educacional. Pensar, portanto, a formação de professores, implica impreterivelmente levar em conta as forças e as pressões que esse campo está vivendo e que, ao que tudo parece indicar, continuará sofrendo. Nesse sentido, vale reafirmar com as nossas pesquisas e ações qual o professor que pretendemos formar. Diferente das perspectivas padronizadas que visam criar modelos únicos de ação, como a cultura do apostilamento, pretendemos discutir concepções de formação docente que considerem os sujeitos como autores dos seus processos formativos, pondo em destaque a potência constitutiva da Educação Estética e dos estudos voltados para as pesquisas narrativas e/ou de histórias de vida e (auto)biográficas.

Palabras clave : educação estética; formação de professores; pesquisas narrativas; pesquisas biográficas; pesquisas autobiográficas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )