SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1A formação inicial em Licenciatura em Educação Especial na perspectiva dos egressosO cultivo da singularidade como desafio para a formação humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FERREIRA, Michelle Dantas  e  GUEDES, Adrianne Ogêda. Formação sem fôrma: a singularidade do processo de ser professor da Educação Infantil. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e29757.  Epub 13-Jan-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.29757.

Pesquisar sobre a formação docente ganha especial relevância nos tempos que correm. O biênio de 2016 e 2017 trouxe intensas mobilizações sociais em torno do projeto de sociedade que desejamos e o seu modelo democrático que hoje sofre um duro revés. São movimentos que impactam, necessariamente, o campo educacional. Pensar, portanto, a formação de professores, implica impreterivelmente levar em conta as forças e as pressões que esse campo está vivendo e que, ao que tudo parece indicar, continuará sofrendo. Nesse sentido, vale reafirmar com as nossas pesquisas e ações qual o professor que pretendemos formar. Diferente das perspectivas padronizadas que visam criar modelos únicos de ação, como a cultura do apostilamento, pretendemos discutir concepções de formação docente que considerem os sujeitos como autores dos seus processos formativos, pondo em destaque a potência constitutiva da Educação Estética e dos estudos voltados para as pesquisas narrativas e/ou de histórias de vida e (auto)biográficas.

Palavras-chave : educação estética; formação de professores; pesquisas narrativas; pesquisas biográficas; pesquisas autobiográficas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )