SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Formación sin fórma: la singularidad del proceso de ser profesor de la educación infantilDesafíos de la docencia universitaria: una mirada de profesores formadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

BOGEA, Diogo. O cultivo da singularidade como desafio para a formação humana. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e29629.  Epub 13-Ene-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.29629.

Todo processo de formação humana está ancorado em pressupostos metafísicos que envolvem uma certa concepção de “humano” e de “subjetividade” as quais, em geral, inquestionadas, perpassam as diretrizes, parâmetros, currículos, métodos e “correntes” pedagógicas. Nosso objetivo neste artigo será colocar em questão algumas concepções cristalizadas de “humano”, “subjetividade” e “identidade”, a fim de recolocar o processo de formação humana como problema e como desafio - e um desafio que não mais se resuma à aplicação de um método pré-definido cuja finalidade seja a realização de um ideal de humanidade e subjetividade previamente estabelecido. Para isso, recorreremos aos conceitos de “cultura” e “singularidade” na obra de Nietzsche, bem como à concepção de “subjetividade” que implicam.

Palabras clave : Formação humana; Cultura; Singularidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )