SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1El cultivo de la singularidad como un desafío para la formación humanaUna mirada sobre el discurso de la formación continuada de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

BERGER, Thamiris Christine Mendes; PEREIRA, Ana Lucia  y  COSTA, Cristina. Desafios da docência universitária: um olhar de professores formadores. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e30401.  Epub 15-Ene-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30401.

A pesquisa tem como objetivo identificar os desafios da carreira docente universitária apontados por professores formadores. A abordagem é qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionário com trinta e seis (36) professores que lecionam em cursos de licenciatura de uma universidade estadual do Paraná. Contou-se com a análise textual discursiva e os resultados apontam que os principais desafios enfrentados pelos formadores estão relacionados à preparação dos alunos para a graduação; condições profissionais e políticas públicas. A pesquisa também evidenciou que há muitas contradições no que tange ao papel que se almeja das instituições de ensino superior e o que realmente desempenham.

Palabras clave : docência universitária; professor formador; carreira docente; universidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )