Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação
versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
BERGER, Thamiris Christine Mendes; PEREIRA, Ana Lucia e COSTA, Cristina. Desafios da docência universitária: um olhar de professores formadores. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e30401. Epub 15-Jan-2021. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30401.
A pesquisa tem como objetivo identificar os desafios da carreira docente universitária apontados por professores formadores. A abordagem é qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionário com trinta e seis (36) professores que lecionam em cursos de licenciatura de uma universidade estadual do Paraná. Contou-se com a análise textual discursiva e os resultados apontam que os principais desafios enfrentados pelos formadores estão relacionados à preparação dos alunos para a graduação; condições profissionais e políticas públicas. A pesquisa também evidenciou que há muitas contradições no que tange ao papel que se almeja das instituições de ensino superior e o que realmente desempenham.
Palavras-chave : docência universitária; professor formador; carreira docente; universidade.