SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Desafíos de la docencia universitaria: una mirada de profesores formadoresConsideraciones de naturaleza epistemológica sobre el análisis textual discursivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

COSTA, Eduardo Antonio De Pontes  y  BRITO, Décio Pereira de. Um olhar sobre o discurso da formação continuada de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e30226.  Epub 13-Ene-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30226.

Esta investigação procura discutir os saberes da formação continuada de professores do Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), do município de João Pessoa. Com base nos conceitos de discurso e de enunciado formulados por Michel Foucault (2008) e de diário de pesquisa de campo presente em René Lourau (1993), é tomado como analisador o Processo Licitatório n.º 007663/2009. As análises focam a emergência da profissionalização docente, as áreas de seguimentos de atuação do professor no ensino fundamental e o perfil do professor formador. Conclui-se que os professores em formação, inscritos na prescrição do saber-fazer pedagógico, passam a ocupar, nos ditos do Processo Licitatório, lugares específicos, e a disputar determinados discursos, pretensamente aceitos como neutros e verdadeiros.

Palabras clave : formação continuada; discurso; enunciado; sujeito.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )