SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Desafios da docência universitária: um olhar de professores formadoresConsiderações de natureza epistemológica sobre a análise textual discursiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

COSTA, Eduardo Antonio De Pontes  e  BRITO, Décio Pereira de. Um olhar sobre o discurso da formação continuada de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.1, e30226.  Epub 13-Jan-2021. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30226.

Esta investigação procura discutir os saberes da formação continuada de professores do Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), do município de João Pessoa. Com base nos conceitos de discurso e de enunciado formulados por Michel Foucault (2008) e de diário de pesquisa de campo presente em René Lourau (1993), é tomado como analisador o Processo Licitatório n.º 007663/2009. As análises focam a emergência da profissionalização docente, as áreas de seguimentos de atuação do professor no ensino fundamental e o perfil do professor formador. Conclui-se que os professores em formação, inscritos na prescrição do saber-fazer pedagógico, passam a ocupar, nos ditos do Processo Licitatório, lugares específicos, e a disputar determinados discursos, pretensamente aceitos como neutros e verdadeiros.

Palavras-chave : formação continuada; discurso; enunciado; sujeito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )